quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Campeonato Carioca 2018 começa hoje com a 1° Fase (seletiva) . America e Goytacaz são os favoritos

Com a volta de America e Goytacaz, Cariocão 2018 começa nesta quarta-feira

Seletiva do estadual, que conta com seis equipes, inicia com Cabofriense x Resende e Macaé x Goyta. Competição define os dois clubes que vão jogar a fase principal contra os grandes



bola vai rolar para o Campeonato Carioca 2018. Em uma data bem diferente do que é habitual, quatro dos seis clubes participantes da Seletiva iniciam, nesta quarta-feira, a disputa da primeira fase do estadual, que conta com a presença de Cabofriense, Resende, Goytacaz, Macaé, America e Bonsucesso.
Goytacaz é uma das novidades do Carioca em 2018; clube voltou à elite após 25 anos (Foto: Carlos Grevi)Goytacaz é uma das novidades do Carioca em 2018; clube voltou à elite após 25 anos (Foto: Carlos Grevi)
Goytacaz é uma das novidades do Carioca em 2018; clube voltou à elite após 25 anos (Foto: Carlos Grevi)
Dois seis clubes, apenas os dois melhores avançam para a fase principal do Campeonato Carioca e terão a oportunidade de se juntar aos grandes. Por outro lado, os quatro times restantes vão disputar o Grupo X, e os dois piores serão rebaixados à Segundona do Rio ainda neste ano. (Confira os jogos da primeira rodada abaixo).
A grande novidade para a Seletiva 2018 é a participação de America e Goytacaz. Tradicionais clubes do estado, ambos conquistaram o acesso após decidirem a última Segundona. O Goyta, inclusive, venceu a competição e garantiu o retorno para a Primeira Divisão após 25 anos - a última participação havia acontecido em 1992.
Confira os jogos da primeira rodada da Seletiva:
Quarta-feira
  • Cabofriense x Resense - Estádio Alair Correa, às 16h
  • Macaé x Goytacaz - Estádio Cláudio Moacyr, às 16h
Quinta-feira
  • America x Bonsucesso - Estádio Giulite Coutinho, às 20h30
America
Um dos mais tradicionais clubes do Rio de Janeiro, o America está de volta à elite após ter encarado o seu terceiro rebaixamento, em 2016. Sete vezes campeão carioca, o Mecão chega para a Seletiva após ter sido vice da Segundona do estadual em 2017.
America-RJ conseguiu o acesso para a elite após o vice da Segundona neste ano (Foto: Igor Rodrigues/GloboEsporte.com)America-RJ conseguiu o acesso para a elite após o vice da Segundona neste ano (Foto: Igor Rodrigues/GloboEsporte.com)
America-RJ conseguiu o acesso para a elite após o vice da Segundona neste ano (Foto: Igor Rodrigues/GloboEsporte.com)
Sob o comando do técnico Lucho Nizzo, que já trabalhou nas categorias de base da Seleção, o clube passou por algumas mudanças no elenco, mas conseguiu manter os principais destaques da equipe, como o zagueiro Pessanha, os meias Anderson Kunzel e Léo Rocha, além do atacante Allan e do goleiro Felipe, ídolo da torcida.
No mercado, o America se reforçou apenas com nomes modestos. Destaque para o goleiro Luis Guilherme, ex-joia do Botafogo que chegou a passar pela base da Seleção, do Arsenal, do Manchester City e do Lyon. Na última temporada, ele defendeu o São Gonçalo EC, na Segundona do Rio.
Luis Guilherme, formado na base do Botafogo, foi contratado pelo America para o Carioca (Foto: Reprodução/Facebook)Luis Guilherme, formado na base do Botafogo, foi contratado pelo America para o Carioca (Foto: Reprodução/Facebook)
Luis Guilherme, formado na base do Botafogo, foi contratado pelo America para o Carioca (Foto: Reprodução/Facebook)
O clube deve jogar em casa na Seletiva apenas na primeira rodada, contra o Bonsucesso, nesta quinta-feira. Sem os laudos do Corpo de Bombeiro para utilizar o Estádio Giulite Coutinho em 2018, o America deverá mandar seus jogos no Elcyr Resende, em Bacaxá.
Resende
O Resende teve um ano de 2017 para esquecer. Para tentar fazer diferente, começou bem cedo a preparação para o Carioca: elenco e comissão técnica trabalham juntos desde o fim de setembro. Recentemente, passou 12 dias em Sorocaba-SP.
Michael, ex-Fluminense, é a principal contratação do Resende para o Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)Michael, ex-Fluminense, é a principal contratação do Resende para o Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)
Michael, ex-Fluminense, é a principal contratação do Resende para o Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)
O time está invicto em jogos-treinos: foram seis vitórias e três empates. O técnico é Carlos Leiria, que tem no Resende sua primeira experiência como treinador de um clube profissional. Antes, passou anos no comando das categorias de base do Internacional.
No elenco, o Resende conta com jogadores há bastante tempo no clube e alguns medalhões como Thiago Salles, Rodrigo Souto e Marcel. Como aposta, o alvinegro acertou com o atacante Michael, ex-Fluminense, que estava afastado dos gramados após ter sofrido um acidente de carro e ter ficado em coma no início deste ano.
Rodrigo Souto é um dos jogadores mais experientes do grupo do Resende (Foto: Divulgação)Rodrigo Souto é um dos jogadores mais experientes do grupo do Resende (Foto: Divulgação)
Rodrigo Souto é um dos jogadores mais experientes do grupo do Resende (Foto: Divulgação)
O clube está na expectativa para saber se vai mandar os jogos da Seletiva em sua casa, o Estádio do Trabalhador. O espaço, que é de responsabilidade do poder público, precisa ter os laudos de segurança renovados a tempo, e restam poucos dias.
Macaé
Considerado a quinta força do futebol do Rio nos últimos anos, o Macaé vai de mal a pior e ladeira abaixo. Rebaixado para a Série D do Brasileiro em 2017, o clube foi o último a iniciar os treinos para o Campeonato Carioca.
Josué Teixeira seguiu no comando do Macaé mesmo após o rebaixamento para a Série D do Brasileiro (Foto: Reprodução/ InterTV RJ)Josué Teixeira seguiu no comando do Macaé mesmo após o rebaixamento para a Série D do Brasileiro (Foto: Reprodução/ InterTV RJ)
Josué Teixeira seguiu no comando do Macaé mesmo após o rebaixamento para a Série D do Brasileiro (Foto: Reprodução/ InterTV RJ)
Do grupo que terminou esta temporada, o clube manteve apenas alguns jovens e aposta principalmente na manutenção do técnico Josué Teixeira. Além disso, se reforçou com contratações bem mais modestas em relação à anos anteriores. Andrey, campeão mundial sub-20 em 2003 com a seleção brasileira, e Pipico, que teve uma boa passagem pelo clube em 2015, são as principais novidades para 2018.
O clube mandará seus jogos na Seletiva no Estádio Cláudio Moacyr, o Moacyrzão.
Pipico é a principal aposta do Macaé; jogador teve boa passagem pelo clube em 2015, na Série B do Brasileiro (Foto: Gustavo Garcia / GloboEsporte.com)Pipico é a principal aposta do Macaé; jogador teve boa passagem pelo clube em 2015, na Série B do Brasileiro (Foto: Gustavo Garcia / GloboEsporte.com)
Pipico é a principal aposta do Macaé; jogador teve boa passagem pelo clube em 2015, na Série B do Brasileiro (Foto: Gustavo Garcia / GloboEsporte.com)
Goytacaz
Embalado com o título da Segundona do Carioca e com o retorno à elite do estadual após 25 anos de ausência, o Goytacaz disputará a primeira fase com um elenco praticamente igual ao desta temporada.
Paulo Henrique foi o técnico responsável por recolocar o Goytacaz de volta à elite do Rio (Foto: Carlos Grevi)Paulo Henrique foi o técnico responsável por recolocar o Goytacaz de volta à elite do Rio (Foto: Carlos Grevi)
Paulo Henrique foi o técnico responsável por recolocar o Goytacaz de volta à elite do Rio (Foto: Carlos Grevi)
O clube, comandado pelo técnico Paulo Henrique, histórico jogador do Flamengo nas décadas de 1960 e 1970, manteve a base do time que venceu a Segundona e os principais destaques, como o meia Gabriel Galhardo, o zagueiro Edson e o atacante Lukinha. As baixas ficam por conta do meia Leandro Cruz e do atacante Luan, que deixaram o clube.
O clube também foi ao mercado e trouxe algumas peças. A principal contratação trata-se do atacante Márcio Carioca, que fez 30 gols em 2017 vestindo as camisas de Rio Branco-ES e São Gonçalo EC.
Márcio Carioca marcou 30 gols em 2017 e será o grande nome do ataque do Goytacaz (Foto: Divulgação/Goytacaz)Márcio Carioca marcou 30 gols em 2017 e será o grande nome do ataque do Goytacaz (Foto: Divulgação/Goytacaz)
Márcio Carioca marcou 30 gols em 2017 e será o grande nome do ataque do Goytacaz (Foto: Divulgação/Goytacaz)
Dono do Estádio Aryzão, em Campos, o Time da Rua do Gás, como é conhecido, corre contra o tempo para ter os laudos técnicos do Corpo de Bombeiros para mandar os jogos em casa. Se não conseguir, a tendência é que o clube utilize o Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira.
Cabofriense
Após bater na trave na Seletiva deste ano e ficar quase nove meses inativa, a Cabofriense não economizou nas contratações para esta temporada. Foram quase 20 reforços no total.
Cláudio Pitbull foi contratado pela Cabofriense após quatro anos sem atuar (Foto: Léo Borges)Cláudio Pitbull foi contratado pela Cabofriense após quatro anos sem atuar (Foto: Léo Borges)
Cláudio Pitbull foi contratado pela Cabofriense após quatro anos sem atuar (Foto: Léo Borges)
Sob o comando do técnico Antônio Carlos Roy, o Tricolor Praiano manteve apenas alguns jogadores do elenco de 2017, como o veterano Leandro Euzébio, e apostou na contratação de um velho conhecido do futebol brasileiro: Cláudio Pitbull, ex-atacante do Fluminense, do Grêmio e que retorna ao futebol após quatro anos longe dos gramados.
O clube realizou a pré-temporada em Vassouras, no Sul Fluminense, e disputou nove jogos-treinos - venceu oito e empatou um. Na Seletiva, irá mandar seus jogos no Estádio Alair Corrêa, o Correão, em Cabo Frio.
Bonsucesso
Sem muita badalação, o tradicional Bonsucesso montou uma equipe sem qualquer nome de peso para 2018. A grande aposta fica mesmo no banco de reservas. O clube é dirigido por Marcelo Salles, que foi auxiliar de Joel Santana por anos. Marcelo, inclusive, terá como braço direito o ex-jogador Fernando, irmão de Carlos Alberto e que se aposentou precocemente após problemas de saúde.
Marcelo Salles é o técnico do Bonsucesso (Foto: Emerson Pereira / Derbies Suburbanos)Marcelo Salles é o técnico do Bonsucesso (Foto: Emerson Pereira / Derbies Suburbanos)
Marcelo Salles é o técnico do Bonsucesso (Foto: Emerson Pereira / Derbies Suburbanos)
No elenco, o Cesso conta com alguns jogadores conhecidos entre os clubes pequenos no Rio, como o goleiro Léo Flores, de 38 anos, o volante Ives e o centroavante Bruno Luiz, que já rodou por diversos clubes do Rio, como Macaé, Bangu, Boavista e Goytacaz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates