Coluna Christian Gama

17.02.2018


Olá galera , em especial a torcida rubra.
Hoje tem coluna de Christian Gama e vou relembrar um pouco,  de forma resumida o primeiro campeonato oficial de futebol disputado pelo America.

1908 - O Campeonato.
Em 1908, disputou-se o primeiro campeonato oficial de futebol patrocinado pela Liga Metropolitana de Esportes Atléticos. Eram seis concorrentes: America, Botafogo, Fluminense, Paissandu, Riachuelo e Rio Cricket. A estréia do America ocorreu na Segunda Rodada, no Domingo 10 de Maio, contra o Riachuelo, no campo da Rua Voluntários da Pátria. O mecão venceu pelo placr de 6 x 0 , gols de Gabriel (3), Aquino (2) e Delvaux.

A equipe que representou o America no Campeonato era formada por oito paulistas: na zaga direita, Belfort; na meia, Shalders, Aquino e Lêoncio; no ataque, Lucas, Amilcar, Gabriel e Delvaux. Só não eram o goleiro Vítor Villas Boas, filho do benemérito José Villas Boas, o zagueiro Dinorah de Assis, que era aspirante da Escola Naval, e o Meia Esquerda Franscisco Matos. Obtivemos o segundo Lugar, ao lado do Botafogo com 7 vitórias e 3 derrotas. Marcamos 18 gols e sofremos 12.



Paralelamente foi disputado o Campeonato de segundo quadros (espécie de time de aspirantes). Neles estreamos, portanto, também em 10 de Maio de 1908, contra o Riachuelo , com uma derrota de 2 x 1 . Mas ganhamos os pontos, devido devido a iregularidade apurada pela Liga na formação de nossos adversários. Nossa equipe, que obteve o terceiro lugar , a frente apenas do Riachuelo (Pois o Paissandu e Rio Cricket não participavam da categoria), era fraca. Ganhou somente os já mencionados dois pontos sobre o riachuelo. 

Um fato a ser lembrado também em 1908 , que nesse ano o America deve a sua primeira associada.

Antes do início do campeonato , os clubes, em cumprimento a legislação instituída, forneceram a relação de seus associados. Da lista do America, constava, sob número 58, a Sra. Helena de Toledo Medeiros de Alburquerque, que se fez, assim, a pioneira das associadas do America.

Pois então amigos, como todos já sabem o America faz parte da historia do futebol Brasileiro.
E como amante não poderia deixar de ler alguns livros,  de suma importante para me aprofundar ainda mais nessas lindas historias.


Vou ficando por aqui porque hoje tem o Mecão em campo, logo mais estarei nos comentários pela rádio Web Total e Rádio Grande Rio Am 1560, na transmissão de Goytatacaz x AMERICA, jogo válido pela Carioca 2018 - grupo X.
E conto com audiência de todos os amigos nessa jornada, na rádio que o povo escolheu.

Hei de torcer ,torcer ,torcer ...até morrer.
Saudações Rubras - Sangue neles!

Christian Gama
facebook Christian Gama de Castro








03.02.2018

Foto: Arquivo do Goleiro 




Hoje dei uma breve pausa sobre as historias  dos campeonatos Carioca que volta na semana que vem.

O motivo para essa pausa é uma homenagem aquele que honrou mais de 100 (cem ) vezes a camisa do Mecão, convenhamos que tal fato é raro hoje em dia, principalmente se tratando de
clubes de menores investimentos.

Sabemos que para um clube assim manter seus jogadores é muito dificil. É preciso ter patrocinadores , ter receita e acima de tudo ter calendário com competições para serem disputadas e nem sempre isso acontece.

E mesmo com todos esses “probleminhas” temos um jogador que podemos sim chamar de ídolo, sei que o ser ídolo não é fácil ,ainda mais de um time com lindas histórias, cheio de grandes “heróis “ do passado e de tamanha tradição no cenário do futebol MUNDIAL.

Sim sem exagero o America faz parte da historia do futebol Mundial, queiram ou não!

Bom, agora sem mais delongas, estou falando do “paredão” do goleiro titular absoluto do Mecão FELIPE ROCHA! 

 Felipe neste sábado completa exatamente 104 jogos com a camisa do America, e como já citado acima, fato raro hoje em dia.

Alguns vão me questionar, alguns vão ser ao contrário dessa homenagem , mas o fato é:
Felipe é ídolo atual  de mais de 90% da torcida Americana.

E não tinha como não ser, me desculpem quem não acha, mas vou relembrar um pouco bem resumido a trajetória do Paredão no Mecão, com o grande detalhe...  Resumo feito pelo Sr. Emilio, o papai do Felipe. 

Quase sempre presente ao lado do filho em todos os jogos  Sr. Emílio meu deu a honra de me enviar esse resumo além de grava um vídeo comigo.
vamos aos fatos , sem mais blá,blá,blá:  

“Fazer 100 jogos por um clube que disputa Estadual, Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores, etc... é fácil, agora completar essa marcar num clube de menor investimento, sem calendários,  que disputa somente estadual e copa Estadual é muito mais difícil.

Esse é um caso de amor aonde não se vê mais no futebol, Só o America com toda sua tradição e com todas as dificuldades  pode resgatar essa paixão entre clube e jogador.

O goleiro Felipe Rocha nestes 100 jogos obteve grandes marcas;
Foi Campeão Carioca série B 2015 e melhor goleiro do Campeonato;
2016 no Carioca na série A, inúmeras vezes foi considerado o melhor goleiro da rodada, fez a defesa mais difícil do campeonato e destaque no programa fantástico da tv globo além de  o “vilão” da rodada pelo feito,  no programa Sportv ( Vilão era nome dado ao goleiro de melhor defesa );

Foi Vice- Campeão Carioca da série B em 2017, Campeão da taça Guanabara e melhor goleiro do campeonato, e o jogador que mais vestiu a camisa da America no século XXI;

Durantes os 100 jogos, obteve a façanha de ficar em torno de 400 minutos sem tomar gols no campeonato, foram 48 vitorias, 21 empates e 31 derrotas;

No jogo 50, contra o Barcelona, Felipe tornou-se o único goleiro a jogar de vermelho na história do clube;

A torcida o apelidou de “PAREDÃO RUBRO , SÃO FELIPE!!!

É um jogador considerado por muitos torcedores como ídolo, está resgatando e trazendo nova geração de torcedores.

Parabéns Goleiro Felipe Rocha pelo feitos.
parabéns América RJ."


Essa foi a carta que o Sr. Emilio ,pai de Felipe me enviou , confesso que fiquei muito emocionado por ver tamanho carinho e admiração.

Eu que estive com Sr., Emílio  no jogo contra o Goytacaz em Edson Passos, e como torcedor... não como comentarista ou repórter, pedi a gravação de  um vídeo para ele que prontamente me atendeu.

E  esse vídeo está aqui ... vejam as palavras emocionante do Sr. . Emilio .





E isso galera, adorei escrever um pouco e fazer essa homenagem ao meu amigo, meu ídolo, e grande goleiro Felipe.

Podem questinar que não gosta do seu futebol a qualidade técnica, mas jamais o caráter, a dedicação e principalmente o carinho que felipe tem para com todos os torcedores, e isso é fundamental para que haja respeito a esse atleta que honrou e continua honrando a camisa do Mecão.

Ser um ídolo não é jogar sempre bem, não falhar ou ter sempre títulos... todos os ídolos já falharam , todos!

Ser ídolos é honrar  a camisa que joga, fazer uma boa quantidade de jogos e acima de tudo respeitar a instituição e seus torcedores... claro ter atuações memoráveis com vc já teve diversar vezes.
Por isso vc é um ídolo ! valeu PAREDÃO!



Lembrando que hoje tem Mecão galera , vamos lotar o nosso estádio !

Desta fez estarei como comentarista pelo rádio Web total (grande rio esportivo) http://radiowebtotal.com/ , e conto com a audiência super qualificada e fiel dos amigos.
Na narração estará o grande do nosso timaço Paulo Cesar rabello e toda equipe.
Baixem o nosso aplicativo da rádio web total , e fica ligado na transmissão .

E na segunda Feira a partir das 21:00 hrs estarei no programa Ta na rede falando tudo sobre o Mecão e o futebol Internacional.

Vem conosco na rádio que o povo escolheu.




Ate a próxima .

Christian Gama




27/01/2018
Olá amigos leitores 
Conforme já mencionado na crônica da semana passada, durante o Campeonato Carioca, irei por aqui relembrar alguns Estaduais inesquecíveis ou polêmicos. 

Hoje vamos volta no tempo, precisamente no ano de 1960. 

Nesse década, que ficou marcada pelo início das transmissões a cores na TV Mundial, o futebol Carioca contava sempre com Maracanã lotado e fazendo a festa dos seus torcedores. 

No ano de 1960 específicamente, o Campeonato Carioca contava com 12 clubes. 


A forma de disputa foi Pontos corridos,  com turno e returno. Pois é, a tal forma que muitos criticam hoje em dia, alegando que não tem final, não tem “graça”  e nem público. 

Porém nesse ano de 1960, com essa fórmula de disputa foram vendidos 1.445.200 ingressos durante a competição, para ter uma ideia 67.275 a mais que no ano anterior (1959) . Ou seja rentável e justa, afinal o CAMPEÃO, foi aquele que fez a melhor campanha na competição.

E o dono dessa melhor campanha sendo o grande Campeão de 1960 foi ...o querido AMERICA F.C.
Esse ano o time Rubro conquistava seu sétimo campeonato e o ultimo até hoje.

Vamos então relembrar como foi os resultados desse Estadual jogo a jogo, com destaque para a  campanha vitoriosa do nosso querido Mecão.



TURNO

24/07- Fluminense 1 x 0 Botafogo
27/07- Canto do Rio 3 x 1 São Cristóvão
30/07- Flamengo 2 x 1 Portuguesa
30/07- Madureira 2 x 0 Bangu
31/07- Vasco 0 x 1 América
31/07- Bonsucesso 0 x 2 Olaria

03/08- Fluminense 5 x 0 Canto do Rio
03/08- Flamengo 2 x 0 Bangu
03/08- Botafogo 3 x 0 Portuguesa
04/08- Madureira 2 x 3 Bonsucesso
04/08- América 2 x 1 Olaria
04/08- Vasco 2 x 0 São Cristóvão

06/08- Fluminense 4 x 1 Portuguesa
07/08- Bangu 1 x 1 São Cristóvão
07/08- Canto do Rio 0 x 0 Madureira
07/08- Vasco 1 x 0 Olaria
07/08- Flamengo 0 x 0 Botafogo
07/08- Bonsucesso 1 x 3 América

13/08- Flamengo 1 x 1 Madureira
14/08- Fluminense 1 x 1 América
14/08- Bangu 3 x 0 Bonsucesso
14/08- Portuguesa 1 x 0 São Cristóvão
14/08- Olaria 3 x 4 Botafogo
14/08- Canto do Rio 2 x 1 Vasco

20/08- Canto do Rio 0 x 2 Botafogo
20/08- Portuguesa 3 x 1 Bonsucesso
20/08- Fluminense 1 x 0 São Cristóvão
21/08- Madureira 2 x 4 Vasco
21/08- Flamengo 1 x 0 Olaria
21/08- América 0 x 1 Bangu
27/08- Vasco 2 x 0 Botafogo
27/08- São Cristóvão 1 x 2 América
28/08- Fluminense 4 x 2 Bonsucesso
28/08- Bangu 0 x 2 Portuguesa
28/08- Olaria 3 x 1 Madureira
28/08- Flamengo 2 x 1 Canto do Rio

03/09- Fluminense 3 x 1 Bangu
03/09- São Cristóvão 1 x 3 Bonsucesso
03/09- América 2 x 0 Portuguesa
04/09- Vasco 1 x 0 Flamengo
04/09- Olaria 3 x 2 Canto do Rio
04/09- Madureira 1 x 3 Botafogo

09/09- Vasco 3 x 2 Bonsucesso
09/09- América 3 x 0 Canto do Rio
10/09- Botafogo 6 x 0 São Cristóvão
10/09- Portuguesa 1 x 2 Madureira
10/09- Bangu 1 x 0 Olaria
10/09- Fluminense 1 x 1 Flamengo

17/09- Vasco 0 x 0 Bangu
17/09- Portuguesa 0 x 0 Olaria
17/09- Fluminense 5 x 1 Madureira
18/09- Canto do Rio 1 x 1 Bonsucesso
18/09- Botafogo 2 x 2 América18/09- Flamengo 3 x 0 São Cristóvão

21/09- Vasco 2 x 2 Portuguesa
22/09- Botafogo 4 x 1 Bonsucesso
24/09- Fluminense 4 x 1 Olaria
24/09- Madureira 2 x 2 São Cristóvão
25/09- América 1 x 0 Flamengo
27/09- Bangu 1 x 2 Canto do Rio

30/09- Fluminense 2 x 0 Vasco
30/09- América 1 x 0 Madureira01/10- Botafogo 4 x 2 Bangu
01/10- Portuguesa 1 x 2 Canto do Rio
01/10- Olaria 0 x 0 São Cristóvão
02/10- Bonsucesso 2 x 2 Flamengo
RETURNO

08/10- Madureira 0 x 0 Canto do Rio
08/10- Botafogo 6 x 0 Olaria
08/10- Portuguesa 0 x 2 América
09/10- São Cristóvão 0 x 5 Flamengo
09/10- Bonsucesso 3 x 4 Vasco
09/10- Bangu 0 x 2 Fluminense

14/10- Flamengo 2 x 1 Bonsucesso
15/10- Olaria 1 x 4 América
15/10- Bangu 1 x 1 Botafogo
15/10- Vasco 2 x 0 Madureira
16/10- Portuguesa 0 x 1 Fluminense
16/10- São Cristóvão 0 x 0 Canto do Rio

20/10- Portuguesa 0 x 5 Botafogo
22/10- São Cristóvão 0 x 3 Vasco
22/10- Bangu 0 x 1 América
23/10- Madureira 1 x 2 Flamengo
23/10- Olaria 1 x 2 Fluminense
23/10- Bonsucesso 3 x 1 Canto do Rio

28/10- Portuguesa 1 x 4 Bangu
29/10- Bonsucesso 1 x 1 Fluminense
29/10- América 2 x 0 São Cristóvão
30/10- Madureira 0 x 0 Olaria
30/10- Botafogo 4 x 1 Flamengo
30/10- Vasco 6 x 0 Canto do Rio

04/11- São Cristóvão 1 x 3 Botafogo
04/11- Portuguesa 0 x 2 Vasco
05/11- Canto do Rio 1 x 4 Fluminense
06/11- Olaria 2 x 1 Bonsucesso
06/11- Flamengo 1 x 1 América06/11- Bangu 1 x 0 Madureira

10/11- Bonsucesso 3 x 2 Portuguesa
10/11- Bangu 3 x 5 Flamengo
11/11- São Cristóvão 1 x 1 Olaria
12/11- Madureira 0 x 5 Fluminense
12/11- Botafogo 4 x 0 Canto do Rio
13/11- América 0 x 0 Vasco
19/11- Canto do Rio 0 x 2 América19/11- Bonsucesso 2 x 0 São Cristóvão
20/11- Olaria 1 x 1 Portuguesa
20/11- Flamengo 3 x 1 Fluminense
20/11- Botafogo 2 x 1 Madureira
20/11- Bangu 1 x 0 Vasco

24/11- São Cristóvão 2 x 1 Portuguesa
24/11- Bonsucesso 0 x 1 Bangu
26/11- Madureira 1 x 2 América
26/11- Flamengo 0 x 1 Vasco
27/11- Canto do Rio 1 x 2 Olaria
27/11- Botafogo 1 x 1 Fluminense

30/11- Madureira 1 x 2 Portuguesa
30/11- Canto do Rio 1 x 4 Flamengo
03/12- São Cristóvão 0 x 2 Fluminense
03/12- América 2 x 1 Bonsucesso04/12- Olaria 0 x 1 Bangu
04/12- Botafogo 2 x 1 Vasco

07/12- Canto do Rio 1 x 0 Portuguesa
10/12- Vasco 0 x 1 Fluminense
11/12- São Cristóvão 0 x 2 Bangu
11/12- Olaria 3 x 4 Flamengo
11/12- Bonsucesso 1 x 2 Madureira
11/12- América 3 x 3 Botafogo

15/12- Portuguesa 2 x 1 Flamengo
15/12- Canto do Rio 1 x 3 Bangu
16/12- Olaria 1 x 1 Vasco
17/12- Bonsucesso 3 x 5 Botafogo
18/12- São Cristóvão 1 x 0 Madureira
18/12- América 2 x 1 Fluminense




Destaque para o jogo final na última rodada...que decidiu o campeonato e, consagrando o America como campeão Carioca de 1960:

Campeonato Carioca de Futebol de 1960.
Final :
América 2 x 1 Fluminense
Local: Maracanã
Público: 98.099 pagantes
Renda: Cr$ 3.973.606,00
Árbitro: Wilson Lopes de Souza
Gols: 1° tempo: Fluminense 1 a 0, Pinheiro aos 26'; Final: América 2 a 1, Nilo aos 49' e Jorge aos 78'.
América: Ari, Jorge, Djalma Dias, Wilson Santos e Ivan; Amaro e João Carlos; Calazans, Antoninho (Fontoura), Quarentinha e Nilo. Técnico: Jorge Vieira.
Fluminense: Castilho, Marinho, Pinheiro, Clóvis e Altair; Edmílson e Paulinho (Jair Francisco); Maurinho, Waldo, Telê e Escurinho. Técnico: Zezé Moreira.

E assim ficou a classificação final do Campeonato de 1960: 

























Até a próxima semana com mais um Estadual para relembrarmos .
Não esqueçam de curtir nossa página no facebook:
https://www.facebook.com/Naredeprograma/


Obrigado a todos
Christian Gama




20/01/2018


Olá amigos e queridos leitores apaixonados por futebol, em especial o futebol Carioca.
Hoje começo uma nova etapa aqui no Blog Tá na Rede com a estréia da minha coluna.

Pensei bem em que escrever nessa coluna? e cheguei a uma conclusão : Notícias atuais o nosso blog, nossa página no facebook, nosso Twitter  e principalmente no programa, IMPERDÍVEL,( no nosso canal do Youtube/tanaredenews  todas as Segundas a partir das 21:00 hrs),  já fazem isso com muita qualidade sempre com informações precisas e pontuais.

Então com o início do Carioca decidi que, na minha coluna, vou falar um pouco mais dessa competição que de tão charmosa e importante chegou a ter duas num mesmo ano, sabiam?

Vou aqui relembrar cada Sábado algumas dessas competições, que já teve muita coisas boas, nem sempre foi essa competição e regulamento "covarde" que é hoje, e com certeza  já deu muitas alegrias ao povo Carioca.



Mais vou começar com uma polêmica de 1933, afinal o Flamengo foi rebaixado ou não?

Sem mais delongas hoje vamos então volta ao passado e relembrar o Carioca de 1933. 


Campeonato Carioca de Futebol de 1933 organizado pela pela Liga Carioca de Futebol (LCF) foi vencido pelo Bangu, com o Fluminense ficando com o vice-campeonato.
A partida final do campeonato foi disputada entre Bangu e Fluminense, no campo das Laranjeiras, em 12 de novembro de 1933, o Bangu sagrado-se campeão após vencer por 4 x 0, mesmo desfalcado e disputando a final da casa do adversário. 
O árbitro da partida foi Alderico Solon Ribeiro. O Bangu jogou desfalcado do zagueiro esquerdo Sá Pinto e do ponta direita Sobral, e o Fluminense, sem o goleiro Veloso, todos contundidos. No primeiro tempo, o Bangu saiu ganhando por 2 a 0, gols de Ivan (contra) e Tião. No segundo, Plácido e Tião selaram a vitória do Bangu. O Bangu alinhou: Euclides; Mario e Camarão; Ferro, Santana e Médio; Paulista, Laudislau, Tião, Plácido e Orlandinho. O Fluminense com: Armandinho; Ernesto e Cabrera (Nariz, aos 21 do 2°); Marcial, Brant e Ivan; Álvaro, Vicentino (Russo), Russo (Cabrera), Tintas e Valter.

Em 1933, o futebol brasileiro passava por um processo de profissionalização bastante conturbado. Havia uma verdadeira cisão entre os clubes que queriam o profissionalismo e os que desejavam manter o amadorismo no esporte. No estado do Rio de Janeiro, em especial, AmericaBanguFluminense articulavam para adotar oficialmente (já que na prática alguns clubes assim o faziam) o profissionalismo, enquanto o Botafogo era terminantemente contra, contando com apoio do Flamengo e do São Cristóvão. Para adotar o profissionalismo, America, Bonsucesso, Bangu, Fluminense e Vasco da Gama fundaram uma nova liga, denominada Liga Carioca de Futebol.  Durante o campeonato da AMEA (entidade que reunia os clubes amadores e que era considerada a liga oficial, já que era vinculada a CBD e a FIFA), Flamengo e São Cristóvão resolveram abandonar a disputa.
 O Flamengo entrou então no campeonato dos clubes profissionais, que até então só contava com cinco clubes. Neste campeonato de profissionais só havia seis clubes (America, Bangu, Bonsucesso, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama) e o Flamengo ficou no sexto e último lugar. 
Apesar de haver uma segunda divisão, não havia previsão de acesso ou descenso de acordo com Marco Santos: "Não havia no regulamento do campeonato da LCF, em 1933, a figura do rebaixamento. Nem faria sentido fazer descer o último colocado numa jovem liga onde times jogavam por convite" sei...me engana que eu gosto né!



Segunda Divisão
Embora não haja muitos registros, houve uma segunda divisão do campeonato da LCF, disputada por oito clubes. Ela era chamada de Sub-liga.
 Não há entretanto, pela falta de registros, como se afirmar se havia previsão de ascensão da segunda à primeira divisão e de rebaixamento da primeira para a segunda divisão. (será que havia registro mesmo? ).
 Ela foi vencida pelo São Cristóvão, que chegou a disputar quatro jogos pela liga rival. Após vencer o campeonato, o clube foi convidado a disputar a primeira divisão no ano seguinte.

Portanto meus amigos leitores eu que não fico encima do muro, tenho minha opinião sobre essa questão formada: O Flamengo foi sim rebaixado no Carioca de 1933, só não disputou a Segunda Divisão , que tinha como nome Sub-Liga , por falta de organização e tais “registros” .

Fico por aqui amigos e no Sábado que vem ,aqui na Coluna de Christian Gama, vamos relembrar mais um Campeonato  Carioca.

abraços a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates